segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

OS PRODUTORES - Carla Estrada (parte 1)


Carla Patricia Estrada Guitrón é uma das mais conceituadas produtoras do México, além de ter sido a primeira mulher a produzir novelas. Começou a carreira no início dos anos 80 dirigindo programas de humor e vídeo-clipes. Sua primeira novela Pobre Juventud de 1986 a inseria no contexto jovem que a acompanhou por alguns anos.

Em 1987 a produtora revelou um dos maiores galãs do México, Fernando Colunga, que integrou La Pobre Señorita Limantour, essa trama também é muito lembrada por ser a primeira novela da então cantora do Timbiriche Thalía. No mesmo ano, Estrada voltou a trabalhar com a artista na polêmica telenovela Quinze Anos(Quinceañera), que abordava temas como estupro e virgindade. Este melodrama também deu início à parceria com Adela Noriega. O tema de abertura foi interpretado pelo Timbiriche.

- Adela Noriega e Thalía em Quinze Anos -


Amor em Silêncio de 1988 sem dúvida consagrou a produtora. A novela protagonizada por Erika Buenfil e Arturo Peniche ganhou diversos prêmios TV Y Novelas naquele ano. Foi a segunda novela de Carla Estrada transmitida no Brasil.
Sua seguinte produção Amor de Nadie, de 1990 tinha como protagonista a grande artista Lucía Mendez e o galã Saul Lisazo que dava seus primeiros passos na Televisa. Neste ano porém  iniciou uma de suas parcerias de mais sucesso, com Lucero, que protagonizou ao lado de Omar Fierro a novela Cuando llega el Amor. O personagem de Isabel Contreras desmistificou a imagem infantil que o público tinha da atriz, muito marcada por Chispita.

- Nailea Norvind, Omar Fierro e Lucero em Cuando lllega el amor -

Em 1992 a novela De Frente al Sol foi tão bem sucedida que anos depois, em 1994 recebeu uma continuação chamada Más alla del puente, escrita pelo falecido René Muñoz e novamente protagonizada por Maria Sorté e Angélica Aragón

 .

- De Frente al Sol e Más Alla del Puente foram novelas complementares -

Sua próxima produção com Lucero teve novamente contemplada como protagonista. Com uma trama cativante a novela Los Parientes Pobres foi ganhando aos poucos o público e contou com um grande elenco, com nomes de Ernesto Laguardia, Chantal Andere e Ana Patricia Rojo.

 Alondra, marcou sua incursão nas telenovelas de época. A trama de 1995 teve como protagonista Ana Colchero, atriz do êxito Coração Selvagem.

- Alondra foi sua primeira produção de época-
Entre os anos de 95 e 96 foi levado adiante um de seus projetos mais ambiciosos, Laços de Amor, que trouxe Lucero no papel de trigêmeas. Apesar de interpretar muito bem os três papéis,  foi como sua primeira vilã Maria Fernanda que a atriz obteve grande destaque surpreendendo o público.  Neste mesmo ano, a produtora realizou a transmissão do casamento de Lucero e Mijares ao vivo na TV. A novela estreou no Brasil apenas em 2006 com o tema de abertura gravado em português pela própria Lucero.

- Três irmãs que nasceram quase ao mesmo tempo -

Sigo te Amando, de 1997 foi um marco na teledramaturgia mexicana. Com atuações magistrais de Cláudia Ramirez e o grande vilão Sérgio Goyri, a trama sobre uma mulher dominada deixou o galã José Luis Santander em segundo plano. Seu final, onde os protagonistas seguiam um para cada lado, foi simplesmente inovador. Foi uma das primeiras novelas exibidas pela Tarde do Amor, em 2000 substituindo Kassandra.

2 comentários:

  1. Só uma correção: Fernando Colunga não protagonizou Pobre señorita Limantour, ela foi protagonizada por Ofelia Cano. O primeiro protagonista de Colunga foi Luis Fernando em Maria do Bairro.

    ResponderExcluir