quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

OS PRODUTORES - Pedro Damián


Nascido em 1952 Pedro Dámian formou-se em Pedagogia mas logo passou a dar aulas de Teatro e Artes Cênicas. Seu grande interesse pelo público juvenil, fez com que se tornasse um dos melhores em seu gênero.Tanto, em em 1982 lançou um dos principais grupos jovens da época, o Timbiriche revelando nomes como Thalía, Paulina Rubio e Eduardo Capetillo.


Antes de tornar-se produtor, Damian dirigiu várias tramas relevantes na Televisa como Chispita(1983), A Fera(1983) Quinze Anos(1987) e Carrossel(1989).
Sua primeira novela de fato como produtor foi Vovô e Eu(El Abuelo y Yo) de 1992 que embarcava no grande boom das novelas infantis graças a Carrossel. A novela sobre duas crianças de classes sociais diferentes contou com Ludwika Paleta, já conhecida por sua Maria Joaquina e revelou o hoje astro internacional Gael García Bernal.


- Vovô e Eu foi transmitida no Brasil em 1992 -

No final do mesmo ano iniciou  umaprodução no mesmo segmento Angeles sin Paraiso, novela que revelou a então pequena Anahí. Em seguida produziu sua primeira novela de temática mais adulta Prisionera de Amor, de 1994, que teve Maribel Guardia e Saul Lisazo como protagonistas, além de um grande elenco com os nomes de Eduardo Santamarina, Letícia Calderón, Ariel Lopez Padilla e Gabriela Goldsmitch. A novela foi transmitida no Brasil pela CNT em 1997.


- Novela foi exibida pela CNT - 
Em 1996 realiza mais uma novela adulta de sucesso, Si Dios me quita la vida, que teve como atores principais César Évora e Daniela Romo. A trama de época com Alma Muriel e Enrique Lizalde obteve êxito em seu horário de exibição abordando temas pontuais como a saudosa era do rádio.
Porém em 1998 Pedro Damián retomou ao gênero juvenil que o consagrou e produziu Mi Pequeña Traviesa, uma trama simples sobre uma garota que trocava de identidade e  que fez verdadeiro sucesso internacional. Protagonizada por Michelle Vieth e Héctor Soberón o melodrama concretizou a relação do casal por algum tempo. Em 2002 ganhou uma versão no Brasil protagonizada por Bianca Rinaldi e anos mais tarde ainda seria refeita no México.


- Mi Pequeña Traviesa: A Original -
Sua obra seguinte, Preciosa era uma espécie de remake de Gina, uma trama circense, sobre uma menina manca  que se apaixonava pelo médico vivido por Mauricio Islas. A novela foi transmitida em 2001 pelo SBT na faixa Tarde de Amor. O projeto seguinte, Amor Gitano, foi desafiador onde teve de construir novos ambientes contando novamente com a atuação de Mauricio Islas e da revelação Mariana Seoane.
Em 2000, mais uma novela no gênero que era mais experiente, Primeiro amor a mil por hora, um remake do sucesso Quinze Anos de que já havia sido diretor. A novela com elementos mais modernos teve Anahí, Ana Layevska, Kuno Becker e Valentino Lanús nos papeis principais. Daniela Luján também participou da novela sobre adolescentes de diferentes classes sociais que chegou ao Brasil em 2003.

- Velocidade foi elemento em Primeiro Amor -

Em seguida, Pedro Damian já dava os primeiros passos para o seu grande sucesso. Clase 406 expunha um mundo de adolescentes numa escola e que também formavam uma banda musical. A novela revelou talentos como Sherylin e Dulce María, além de contar com atuações de Cristian Chavez e Alfonso Herrera.
Em 2004 nem a Televisa e nem o produtor esperavam o tamanho sucesso de Rebelde. A novela que contava com parte do elenco de Clase 406 além de Anahí e a revelação Maite Perroni foi todo um fenômeno mundial, arrebatando fãs por toda a parte, não apenas por sua história de comum identificação como também pelos shows do RBD banda formada através da novela. A trama foi inclusive adaptada no Brasil, sem tanto alarde, pela Rede Record, mas que ainda assim revelou talentos.


- Fenômeno Mundial: Na TV e no Rádio -

Superar o sucesso de Rebelde não seria nada fácil. Foi então que veio Lola... érase una vez, versão livre da argentina Floricienta adpatada no Brasil como Floribela. Obviamente a obra não repercurtiu a anterior, mas teve lá seus méritos com Aaron Diaz e Eiza Gonzáles nos papéis principais, além de diversas participações especiais como a própria Maite.

Verano de Amor, de 2009, baseada em mais uma produção argentina de Cris Morena chamada Verano de 98 não obteve êxito. A essas alturas as novelas juvenis estavam em queda e nem Dulce María como protagonista pode salvar esse equívoco. Em 2010 realizou um remake de sua própria obra, Mi Pequeña Traviesa, a novela Niña de mi Corazón que revelou nomes como Paulina Goto e Erick Elias.



- Dulce María recebeu a oportunidade de protagonizar Verano de Amor-

Sua última produção de 2012 contou novamente com o argumento de Quinze Anos(Quinceañera), a nova atualização da trama de René Muñoz teve como protagonista Paulina Goto. A novela que também continha elementos musicais foi transmitida ano passado no Brasil pelo canal Nickelodeon.


- A musical Miss XV exibida pela Nickeolodeon -
Sem dúvida alguma Pedro Damián é um dos melhores produtores quando se trata em dialogar com o público jovem. Atualmente o profissional estuda novas histórias e deve entrar no ar ainda este ano com a substituta de El Color de la Pasión.

Nenhum comentário:

Postar um comentário